quarta-feira, 29 de abril de 2009

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Francine BBB9 e o Paparazzo


Um site disponibilizou para baixar as fotos que Francine do BBB9 fez para o Paparazzo. O curioso é que duas delas eram idênticas, só um olhar clínico podia notar as pequenas diferenças. Não sei de quem foi o vacilo, mas ao que parece, trataram a foto fazendo algumas mínimas correções, principalmente na barriguinha da moça, mas acabaram publicando as duas: a foto tratada e a original.
Na verdade, essa Francine é bonita de qualquer jeito, com ou sem Photoshop, mas já que resolveram fazer essas alterações, não podiam vacilar assim.
A Globo e o seu indelével padrão estético burguês. A mania do rosto e do corpo perfeitos. A mulher tem em si uma beleza inata, algo que transcende a própria condição física. Uma coisa que, pode-se dizer, é inerente da sua condição de fêmea que precisa atrair o macho. O mercado sempre procura inventar novos atributos para ela, tais como perfumes, roupas, maquiagem, etc, como se o instinto do homem tivesse se alterado com o tempo. Essa tese pode ser defendida sob aquela velha máxima de que mulher se arruma para mostrar-se para as próprias mulheres, porque do contrário não acho que seja necessário tanta produção.
Talvez o único defeito dessa Francine é ser “BBB”, isto sim é deprimente.

terça-feira, 7 de abril de 2009

O espelho de Bax


Recentemente tive o prazer de fazer uma visita ao grande pintor mineiro Petrônio Bax. Aos 81 anos, Bax encerra uma vivacidade e uma sabedoria que fascinam e que dá vontade de ficar o dia inteiro ali em seu ateliê ouvindo as suas reflexões sobre a vida, a natureza e os homens. A sua fala mansa e o seu jeito simples escondem um ser extraordinário, que busca na espiritualidade e na natureza a inspiração com que cria as mais belas obras de arte. Boa parte do seu trabalho hoje está espalhada pelo mundo.

“Veni, Creator Spiritus”, traduzindo do latim: “Vem Espírito Criador”. Esta frase está escrita no alto de um tripé construído pelo próprio artista para pintar seus quadros. Ela mostra a religiosidade do pintor, que por sua vez é expressa em seus quadros onde as imagens de santos se misturam à peixinhos e outros habitantes do mar. Para ele, o peixe é o símbolo de Cristo.

Discípulo direto do mestre Guignard, Bax é considerado um dos maiores artistas da atualidade. Ganhou prêmios nacionais e internacionais e já expôs seus quadros em várias partes do mundo. Mas nada disso fez alterar a sua personalidade, possui uma humildade indelével. Se perguntá-lo onde foi que nasceu, ele responde sem pestanejar: “No Japão”. Trata-se, portanto, do Japão Grande de Oliveira, hoje, Carmópolis de Minas.

Quando fui visitá-lo estava em companhia de um amigo carmopolitano com o qual disputei a verdadeira raiz do artista, já que, quando Bax nasceu, Carmópolis pertencia a Oliveira, logo, Petrônio Bax é oliveirense. Meu amigo não gostou da minha tese e reivindicou a seu favor. Mas nenhum de nós talvez tivesse razão ao afirmar que Bax é oliveirense ou carmopolitano. Artistas não têm pátria, são cosmopolitas, patrimônios da humanidade.

No ano passado o Palácio das Artes montou uma grande exposição do pintor em comemoração aos seus 80 anos de vida. O evento recebeu mais de vinte mil visitantes durante o tempo em que esteve aberto. Tive o prazer de visitar a exposição e me senti lisonjeado ao descobrir que entre os quadros do artista, era exibido em uma pequena sala ao fundo um vídeo editado por mim no qual o próprio artista fala da sua vida e obra. Outro prazer eu tive também no ano passado quando vi uma crônica minha publicada no livro “O Canto do Cisne”, do escritor oliveirense Nelson Leite, que teve a capa ilustrada por Petrônio Bax.

Ao final da nossa visita, Bax me presenteou com cinco livros de sua autoria. Lendo as suas poesias, Bax me fez despertar para várias coisas, entre elas, sobre a importância do espelho, um tema favorito do autor em se tratando de poema. - “Por ser verdadeiro em seu reflexo, o espelho nem sempre é bem visto.” - O autor atentou para uma coisa importante: O espelho tem funções que vão além da mera reprodução semiótica do mundo material. Ele deve ser, primeiramente, um instrumento de reflexão do espírito. Um momento de encarar-se a si mesmo. De indagar-se.

Em seu livro Bax levanta a seguinte questão: “No espelho há monólogo ou diálogo?”. Creio que no espelho há monólogo quando ele não consegue revelar o verdadeiro eu ao eu refletido. Mas se o tal do eu de cá descobre que o eu refletido não é o verdadeiro eu que se reflete, aí o diálogo é possível. A obra de Bax é um espelho que reflete o mundo de uma maneira pitoresca, sublime e única.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novela: “Lula, El poderoso!” – Capítulo 1


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira em Londres que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o "político mais popular da Terra".

Conforme foi publicado no site da BBC, Obama fez o comentário em uma roda de líderes mundiais, pouco antes do início da reunião do G20, em uma sala de conferência do Excel Center, em Londres.

Um vídeo da BBC registra a cena em que os dois se cumprimentam. Obama troca um aperto de mãos com o presidente brasileiro, olha para o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, e diz, apontando para Lula: "esse é o cara! Eu adoro esse cara!".

Em seguida, enquanto Lula cumprimenta Rudd, Obama diz, novamente apontando para Lula: "esse é o político mais popular da Terra".

Rudd aproveita a deixa e diz : "o mais popular político de longo mandato". "É porque ele é boa pinta", acrescenta Obama.

Novela: “Lula, El poderoso!” – Capítulo 2



Lula: Quero entrar para a história com empréstimo ao FMI.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que gostaria de entrar para a história como o presidente que emprestou "alguns reais" para o Fundo Monetário Internacional (FMI). "Você não acha chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?", disse. "Eu passei parte da minha juventude carregando faixa contra o FMI no centro de São Paulo.

O Brasil já decidiu que vai colocar recursos no fundo, tornando-se credor pela primeira vez na história. Falta, agora, definir o montante e analisar os detalhes do mecanismo, para não reduzir o valor das reservas internacionais.

Você tem desejos ocultos?


Já imaginou você ligando para o telefone de Hillary Clinton e uma voz sexy atende dizendo: "você tem desejos ocultos? Se a resposta for sim, você ligou para o lugar certo".

Foi o que ocorreu esta semana com alguns jornalistas americanos que cobriam a participação de Barak Obama no encontro do G20. O grupo tentava participar de uma teleconferência com a secretária de Estado americana, e receberam um email da Casa Branca com dois números, um para chamadas locais e outro para internacionais. A imprensa optou pela segunda alternativa, mas quem tentou a sorte e ligou para o telefone americano teve essa curiosa surpresa.

Segundo a rede CNN, a Casa Branca se desculpou dizendo que um auxiliar confundiu o número do 0800.