quarta-feira, 6 de maio de 2009

Podres poderes


A desavença entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa expôs uma ferida latente no Supremo, inflamada por dois hábeas corpus concedidos ao banqueiro Daniel Dantas, em menos de 48 horas. E para piorar, o ministro Eros Grau concedeu extensão de hábeas corpus ao professor universitário Hugo Chicaroni, acusado de tentar subornar um delegado da Polícia Federal para livrar o banqueiro Daniel Dantas das investigações da Operação Satiagraha. E detalhe: O crime foi gravado pela PF e transmitido pelo Jornal Nacional.

Os constantes episódios em que ministros do Supremo tomam medidas que invalidam ações do Ministério Público e da Polícia Federal tem deixado irritado o combativo ministro Joaquim Barbosa. No caso do habeas corpus concedido por Eros Grau, Barbosa perguntou ao mesmo: “Como é que você solta um cidadão que apareceu no Jornal Nacional oferecendo suborno?” E continuou: “Essa decisão foi contra o povo brasileiro”. E na briga dele com Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa esbravejou: “Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país (...) Saia a rua Ministro Gilmar. (...) Vossa excelência não está na rua, está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro. (...) Vossa excelência quando se dirige a mim, não está falando com seus capangas do Mato Grosso, ministro. Respeite!”.

Ao referir-se a “Capangas do Mato Grosso”, segundo a revista Carta Capital, o ministro Barbosa faz uma clara alusão ao domínio coronelista da família de Gilmar Mendes em Diamantino (MT). Segundo a revista, lá o irmão de Gilmar Mendes, Francisco Mendes, encerrou, no ano passado, dois mandatos de prefeito marcados por dezenas de irregularidades. Alvo de mais 30 processos, Francisco, jamais foi importunado pela justiça. Erivaldo Capistrano, do PDT, derrotou o candidato da família Mendes, e iniciou uma auditoria nas contas das gestões do irmão do ministro, encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, em fevereiro. Um mês depois, Capistrano foi cassado, acusado de receber doações ilegais de campanha. Graças a isso, os Mendes recuperaram o poder local.

Um comentário:

Oni Presente disse...

Luciano,

Parabéns pelo Blog. Realmente, há vida inteligente na internet!

Onipresente