quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sinais de amadurecimento político

O debate entre os candidatos a prefeito de Oliveira, ocorrido no último sábado, mostrou uma outra cara da política local. Um rosto menos sisudo, menos maquiado. Viu-se ali um amadurecimento do político oliveirense. Um debate de alto nível com exposição de idéias, comunhão e divergências de opinião, perguntas inteligentes e respostas pertinentes. Há que se destacar também a organização do evento, que pode conduzir as discussões com igualdade para todos os candidatos, com a ajuda de um conselho editorial quase isento, que muito contribui para o desfecho brilhante da iniciativa. A nossa democracia, o nosso direito à informação e a livre exposição de idéias, saíram dali mais fortalecidos.

Tudo isso é o que se espera para o pleito municipal de 2008. As campanhas políticas em Oliveira ainda demonstram sinais de amadorismo. Não se contrata assessorias de marketing, de comunicação, administrativa ou jurídica. Não se vê aquele profissional pago para desenvolver um trabalho sobre a imagem e a linha política do candidato. O que se tem normalmente é um grupo de voluntários que se envolvem gratuitamente na campanha a troco de um cargo de confiança caso o seu candidato vença. No entanto, não vejo aí tanto prejuízo na qualidade da campanha, mas espera-se deles uma campanha com menos ataques e mais exposições de idéias, com menos blá blá blá e mais planos de governo, de preferência autenticados em cartório.

As novas leis eleitorais dificultaram o trabalho dos marketeiros de política, mas por outro lado obriga os candidatos a desenvolverem campanhas mais limpas, sem uso de recursos como shows e distribuição de brindes e gratificações, como que se fosse uma troca mascarada de produtos por voto. Mas ainda falta endurecer para cima dos políticos e de seus cabos eleitorais. Infelizmente a compra de votos é uma realidade muito presente em Oliveira. É triste imaginar isso, mas é a mais pura verdade. É uma desonra para quem vende, mas muito mais vergonhoso para quem compra, porque este demonstra a sua corrupção antes mesmo de assumir o cargo que pleiteia. Esse tipo de político é sujo e sem caráter. Ele explora a miséria, não só financeira, mas principalmente, cultural, das classes menos privilegiadas.

Tudo isso só faz mostrar que cada vez mais é necessário investir na educação, no esporte e na cultura. A educação instrui, o esporte livra o jovem da vulnerabilidade e a cultura liberta e expandi o pensamento. Se quisermos um futuro mais humano, mais justo, é necessário desbravar esses caminhos e convidar as pessoas a segui-lo. De qualquer forma, enquanto esse futuro não chega, é preciso identificar e punir os que praticam essa covardia, aqueles não têm capacidade de vencer no voto e compra a sua vitória com o dinheiro sujo que enxovalha a política e seus homens.

Por falar em sujeira, conclamo a toda a população a observar quem são os candidatos que andam sujando a cidade. Se houver um monte daqueles papeizinhos espalhados pelo chão, vamos fazer questão de catar e ver que é o “santinho” que está aparecendo ali na foto, aí vamos eliminando: Sujou as ruas, não tem meu voto! É muito mais cordial e econômico entregar o material de campanha de mão em mão.

De qualquer forma creio que a situação já foi pior. Pelo menos agora já não temos, pelo menos aqui, aqueles currais eleitorais comandados por uns coroneisinhos incultos cheirando a bosta de vaca impondo o voto de cabresto. E se voltarmos mais no tempo, o simples fato de termos construído uma democracia e conquistado o direito de escolhermos os nossos representantes já é um grande passo rumo a uma cidade mais justa e digna.

De qualquer forma vamos abrir o olho. Nada de comprar votos e nada de sujar a cidade.

Nenhum comentário: