sexta-feira, 30 de maio de 2008

No rumo do crescimento


As últimas notícias sobre a economia brasileira deixaram empolgados até os analistas mais pessimistas. A primeira delas foi o anúncio do governo de que pela primeira vez na história o Brasil deixou de ser devedor e passou a ser credor externo. A segunda diz que agência americana de classificação de crédito Standard & Poor’s elevou a nota brasileira à categoria de investment grade, ou "grau de investimento". E nesta quinta-feira, 29 de junho, a agência de classificação de risco Fitch Ratings também elevou o rating do Brasil para grau de investimento. Duas das três agências internacionais já deram crédito ao Brasil. O mercado agora espera a elevação da nota pela agência Moody's, que seria a última entre as três principais empresas de classificação de risco do mundo a elevar o rating do Brasil. Tudo isto quer dizer que o Brasil, segundo a S&P e a Fitch Ratings, é um país confiável e, portanto, não oferece riscos aos investimentos.

Estamos, portanto, aptos a crescer. O crescimento no âmbito macroeconômico não depende apenas do país e da sua capacidade de gerar riquezas, depende também do grau de confiabilidade dos investidores externos. No capitalismo, a capacidade não só de pagar em dia o que deve, mas de gerar lucro, é de vital importância. A primeira notícia de certa forma pode ter influenciado a decisão da Agência Standard & Poor’s e a Fitch Ratings em dar esse crédito ao Brasil, mas é óbvio que esta confiabilidade não foi conquistada da noite para o dia. Há alguns anos o país vem cumprindo seus compromissos internacionais e, ao mesmo tempo, mostrando sinais de solidez, com inflação controlada e potencial de crescimento.

Alguns economistas acham que a notícia veio num momento difícil, pois o dólar deve despencar ainda mais e dificultar as nossas exportações. Além disso, com o fortalecimento do real as importações podem bater recordes e levar o país a um déficit comercial. Outros economistas pensam diferente e vêem grandes vantagens com relação à promoção do país ao grau de investimento. Uma das previsões é a de que o Brasil receberá recursos de logo prazo e não apenas aquele capital especulativo que tiravam proveito das nossas altas taxas de juros. Segundo a consultoria americana Watson Wyatt, os fundos de pensão estrangeiros aplicam hoje cerca de 40 bilhões de dólares no país. Esse montante deverá quintuplicar nos próximos anos, e isso deve traduzir em mais investimentos no setor produtivo, o que amplia o potencial de crescimento sustentável de longo prazo.

Com um crescimento mais acelerado, estimular-se-á a criação de empregos com uma taxa de juros que tenderá a diminuir, facilitando o financiamento da casa própria e de bens de consumo, como automóveis. No entanto, sabe-se que não apenas o aumento dos investimentos externos possibilita o crescimento econômico de um país. Uma série de outras medidas precisa ser tomada para que o país siga esse caminho. Uma delas é a desburocratização da logística empresarial. Além disso, há tempos se faz necessária uma reforma fiscal no Brasil, isso significa simplificar a cobrança tributária e diminuir impostos. O País precisa também investir no aprimoramento da infra-estrutura, logística, tecnologia, energia e educação.

É sempre bom lembrar que nós, embora estejamos no caminho, apenas alcançamos o ponto de partida. Conquistamos o direito a um lugar no trem da história e teremos que começar a construí-la agora, seguindo os trilhos da prosperidade. Ainda estamos longe de ser uma nação desenvolvida. Continuamos a ser campeões mundiais em burocracia. A desigualdade social é uma das maiores do mundo, e a qualidade do ensino fica entre as piores do planeta. Além disso, o Brasil teve em 2007 uma baixíssima Renda Per Capita de US$ 9.700, estando posicionado em 98º lugar no mundo.

Ainda assim há uma onda de otimismo em relação ao futuro econômico do país. Em 2006, um estudo elaborado pela consultoria Price Water House Coopers, chamado "O Mundo em 2050", previu que a economia brasileira será a 4ª maior do mundo naquele ano, sendo superada apenas por China, EUA e Índia.

Previsões à parte, é preciso ter a consciência de que para alcançar o topo da escada é necessário subir degrau por degrau. Se abrir demais as pernas o país poderá colocar tudo a perder como aconteceu com o Uruguai, que já esteve entre os países com grau de investimento e voltou à condição de risco. Saber conduzir política e economicamente essa potência ainda latente, que começa a dar sinais de vida, será, de agora em diante, decisivo para que realmente nos tornemos tudo aquilo que nos prevêem para o futuro.

Luciano Soares

Nenhum comentário: