segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Orkuteiros contra a Veja


O Orkut deixou de ser um mero site de relacionamento para constituir-se num importante sítio de manifestações das mais diversas áreas do pensamento, por parte de seus usuários. Em meio a diversos protestos, dos mais banais, aos mais contundentes, uma das vítimas desses “orkuteiros” é a revista Veja. Até o dia 06 de fevereiro foram encontradas 45 comunidades que se opõem a revista, assim como à sua forma de fazer jornalismo. Ao todo, essas comunidades somam cerca de 90.838 membros, até o início desse mês..

Nomes como: “EU ODEIO A REVISTA VEJA.”, “LEU NA VEJA AZAR O SEU.”, “NÃO VEJA A VEJA!”, “NEM VEJA, NEM LEIA!”, “REVISTA VEJA - EU CANCELEI!”, “REVISTA VEJA - NÃO COMPRE!”, “REVISTA VEJA - UMA VERGONHA!!!”, “VEJA QUE MENTIRA!!!”, “VEJA A VERGONHA JORNALÍSTICA!!!”, dão títulos à comunidades do Orkut que se unem contra a revista mais vendida do Brasil. E algumas delas fazem questão de reafirmar: “É a mais ‘vendida’ do Brasil...”. A montagem acima mostra algumas das ilustrações que simbolizam essas comunidades. A favor da revista existem 11 comunidades, que juntas somam cerca 4.557 membros, perto cinco por cento daqueles que são contra ela.

Alguns jornalistas já vêm durante algum tempo, denunciando a revista por aquilo que chamam de “antijornalismo”. Alguns blogs independentes também vêm criticando o semanário, principalmente pelo seu posicionamento político e, segundo eles, pela falta de isenção ao abordar certos assuntos.

O premiado jornalista Luís Nassif é um desses blogueiros. Ele vem publicando em seu blog o que chamou de “Dossiê Veja”: Trata-se de uma série de matérias que analisa a história da revista e os principais episódios protagonizados por ela. O trabalho é resultado de anos de pesquisa por meio do qual o jornalista faz um check-up do fenômeno chamado por ele de “antijornalismo”.

Curiosamente, se você digitar as palavras-chave, “Veja” e “Antijornalismo”, juntas na caixa de pesquisa de sites como o Google, uma infinidade de sítio e blogs, que de alguma forma falam desse assunto, aparecerá como resultado.

Em entrevista a revista Caros Amigos, Nassif fala que os diretores e editores da Veja descobriram que polêmicas envolvendo personagens conhecidos faz aumentar a vendagem da revista, e mesmo que a pessoa atingida entre na justiça e ganhe o processo, compensa pagar a indenização. “Você olha e vê prepotência, falta de escrúpulos, falta de respeito...”, diz o jornalista.

A internet passou a ser o mais democrático veículo de comunicação do planeta. Ela permite que qualquer pessoa publique sua opinião sobre qualquer assunto, em qualquer parte do mundo. Melhor ainda para o jornalismo, ou para os jornalistas, que deixam de se submeter à ditadura das redações, que por sua vez são subservientes aos grandes empresários, aos políticos e a poderosos, que passam a pautar os veículos de comunicação, que deles dependem.

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