terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A democracia no cyber espaço

A internet passou a ser o maior e mais democrático meio de comunicação do planeta. Ela permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, publique sua opinião sobre o assunto que lhe convier. Melhor ainda para o jornalismo, ou para os jornalistas, que deixam de se submeter ao coronelismo que recai sobre as redações e encontram na NET espaço livre e independe para a sobrevida da verdade. Os sites e mais ainda, os blogs, surgiram como uma alternativa aos tradicionais veículos de comunicação e alforriaram os jornalistas da mordaça do sistema e da ditadura editorial que lhes são impostas. Nos EUA a internet já está ganhando dos jornais de circulação nacional, como fonte de notícias.

Infelizmente, os grandes veículos de mídia perderam a isenção e a independência editorial. Os jornais, hoje, ficam reféns do grande capital por uma questão até de sobrevivência. Sabendo disso os políticos, os grandes empresários e latifundiários, passaram a interferir na pauta dos mais importantes veículos de comunicação do país. E o seu compromisso que, por uma questão de princípios, deveria ser com a sociedade, se esvai e se transforma em pura subserviência a pequenos grupos políticos e a grandes corporações.

Um dos veículos que mais vêm recebendo críticas por adotar esse comportamento é a revista Veja. Como o semanário mais vendido do Brasil, ela ganhou o poder de interferir nos rumos da política, e mais ainda, na opinião pública. Até então não se tinha muito que fazer contra isso, já que era dela a voz e a vez. Mas eis que com o apogeu dos cyber espaços e com o acesso cada vez maior à internet, surge uma arma do povo, dos formadores de opinião, e da democracia, contra esse unilateralismo midiático.

Uma prova do poder da internet ocorreu comigo há duas semanas quando fui surpreendido com a aparição do meu blog num programa de TV em rede nacional. A apresentadora falava de um assunto que eu havia abordado nesse meu cyber espaço, e de repente eles mostraram a página da internet onde havia sido publicada a informação e que serviu de fonte para eles. Por aí dá para se ter noção da força desse instrumento, ou seja, um jornalista do interior sem grande expressão pautando um jornal de rede nacional.

O Orkut também se tornou uma grande arma a favor da democracia da informação, deixando de ser um mero site de relacionamento para constituir-se num importante sítio de manifestações das mais diversas áreas do pensamento por parte de seus usuários. Vêem-se ali diversos protestos, dos mais banais, aos mais contundentes. Uma boa prova disso é a cruzada encampada pelos Orkuteiros contra a Veja. Até o dia 06 de fevereiro foram encontradas no site, 45 comunidades que se opõem a revista ou à sua forma de fazer jornalismo. Ao todo, essas comunidades somam cerca de 90.838 membros, até o início desse mês. A favor da revista existem 11 comunidades, que juntas somam cerca 4.557 membros, perto cinco por cento daqueles que são contra ela.

Além do orkut, os sites de jornais independentes, e os blogs, também têm se unido na luta pela independência e pela isenção no jornalismo. Por meio deles é possível se obter uma variedade de versões e opiniões sobre o mesmo assunto. Não há ali uma tendência para um lado, ou para a banda dos que detêm o capital, porque esses espaços independem do dinheiro deles para sobreviver.

Pode-se dizer que os espaços cibernéticos são a melhor e mais nova maneira do jornalismo questionar o próprio jornalismo, e de o leitor poder ter acesso a várias versões do mesmo fato e formar a sua própria opinião a partir dos vários prismas da mesma notícia.

www.jornalistalucianosoares.blogspot.com

Um comentário:

angelo pessoa disse...

Oi
Meu nome é Angelo Pessoa. Sou escritor, roteirista e já fiz um curta financiado pelo MINC. Sou fã de documentários e num descuido (coincidências acontecem) me deparei com o seu TURMA XV. Ele está sendo comercializado? Gostaria de tê-lo em meu acervo e tb pq estou colhendo material para realizar o meu primeiro documentário e tudo que eu assistir vai ajudar. Obrigado. Meu email é pessoas@bol.com.br. Aguardo.